IT-030
1 OBJETIVO
Apresentar as orientações para assinar documentos no SIPAC – Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos.
2 CAMPO DE APLICAÇÃO
Servidores habilitados e com acesso ao SIPAC.
3 CONTEÚDO GERAL
As seções a seguir visam a apresentar as definições, conceitos, siglas e símbolos pertinentes ao assunto em foco utilizados neste documento.
3.1 INTRODUÇÃO
Para atender à exigência de tramitação de processos em meio eletrônico, foi implantado, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, o SIPAC – Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos. A adoção desse tipo de sistema decorre da exigência prevista no Decreto nº 8.539/2015. O Sistema possui em seu módulo Protocolo as funcionalidades necessárias à informatização dos fluxos dos processos administrativos.
Nos termos da Portaria Interministerial MPOG/MJ 1677/2015, um processo é definido como um conjunto de documentos avulsos, oficialmente reunidos e ordenados no decurso de uma ação administrativa, e seu arquivamento deverá ser tratado considerando uma unidade única.
O processo administrativo caracteriza-se como eletrônico quando estão presentes dois elementos: (1) os documentos reunidos são nato-digitais ou foram obtidos por digitalização e, (2) os atos processuais são registrados, suportados e disponibilizados em um sistema de informação de base computacional.
3.2 TERMOS-CHAVE
Processo; Processo eletrônico; Assinar documentos; Assinatura digital
3.3 PARTICIPANTES NA ELABORAÇÃO
Ana Raquel Viegas Silva (CIGPS)
3.4 PARTICIPANTES NA REVISÃO
Thiago Guedes de Oliveira (DCNS)
3.5 PARTICIPANTES NA APROVAÇÃO
Sérgio Dias Ribeiro (CIGPS)
3.6 SÍMBOLOS/SIGLAS/ABREVIATURAS
CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos
SIPAC – Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
3.7 DEFINIÇÕES/CONCEITOS BÁSICOS
Para efeito do presente documento, aplicam-se as seguintes definições e conceitos:
Digitalização: A digitalização consiste na captura da imagem (representante digital) e deverá ser realizada com o objetivo de garantir o máximo de fidelidade com o documento original, levando em consideração as características físicas, estado de conservação e finalidade de uso.
Documento ostensivo – Documento, avulso ou processo, sem qualquer restrição de acesso.
Documento sigiloso – Documento, avulso ou processo, que, pela natureza de seu conteúdo, sofre restrição de acesso, conforme legislação em vigor.
OCR – Tecnologia que permite reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits, sejam eles escaneados, escritos à mão, datilografados ou impressos em dados pesquisáveis e editáveis.
PDF/A – Formato de arquivo digital para arquivamento de longo prazo de guarda. Baseia-se na versão 1.4 do PDF de referência da Adobe Systems Inc. (implementado no Adobe Acrobat 5 e versões posteriores) e é definido pelas normas ISO 19005-1:2005, e versão 1.7, ISO 32000-1:2008.
Tipo de conferência de documentos: Refere-se à categoria do documento (digital ou impresso) recebido para inserção em um processo eletrônico. Se o documento recebido estiver em meio físico (impresso), será necessária a devida conversão para meio eletrônico, usando o recurso de digitalização. Deve-se observar que o tipo de conferência a ser informado referir-se-á ao documento base e não ao produto de sua digitalização. O Decreto 8.539/15 exige que seja registrada a conferência, feita pelo servidor público, do documento recebido ou apresentado, existindo as seguintes opções: original, cópia autenticada em cartório, cópia autenticada administrativamente ou cópia simples.
Classificação de documentos obtidos após digitalização: Documentos resultantes da digitalização de originais serão considerados cópia autenticada administrativamente, e os resultantes da digitalização de cópia autenticada em cartório, de cópia autenticada administrativamente ou de cópia simples terão valor de cópia simples.
3.8 REFERÊNCIAS/NORMAS APLICÁVEIS
Decreto Presidencial nº 8.539/2015, de 08/10/2015 (Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo)
Portaria Interministerial MPOG/MJ nº 1.677/2015, de 07/10/2015 (Define os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo)
Resolução CONARQ nº 31/2010, de 28/04/2010 (Dispõe sobre a adoção das Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes)
ET-021 – Padrão para Digitalização de Documentos de Assentamento Funcional
4 CONTEÚDO ESPECÍFICO
As subseções a seguir visam identificar o posto de trabalho responsável pela tarefa (executor), apresentar o seu detalhamento (Principais Passos), os pré-requisitos exigidos para sua consecução, os recursos necessários para sua execução e os cuidados especiais aplicáveis, bem como as ações previstas para corrigir eventuais desvios pertinentes ao assunto.
4.1 EXECUTOR
Servidor responsável pela assinatura de documentos no SIPAC/Protocolo.
4.2 ASSINAR DOCUMENTOS NO SIPAC/PROTOCOLO
Para realizar esta operação, acesse o SIPAC → Módulos → Protocolo → Mesa Virtual → Caixa de Seleção.
O Sistema exibirá a seguinte tela:
Clicar na seta à direita para abrir a caixa seleção:
No campo OUTROS, selecionar a opção Assinatura de Documentos
Caso o servidor possua documentos a serem assinados, o Sistema carregará automaticamente uma lista com os Documentos Pendentes de Assinatura, conforme tela a seguir:
Ao clicar na seta indicada na caixa de seleção acima, serão apresentadas outras opções de consulta para o servidor: Documentos pendentes apenas de minha assinatura e Documentos Assinados.
Para proceder com a assinatura de documentos, o servidor deverá selecionar qual(is) documento(s) será(ão) assinado(s) e clicar na caixa indicativa do(s) mesmo(s).
Após a seleção do documento, clicar no ícone , que abrirá uma caixa com as opções a seguir:
Assinar Documento
Para realizar a assinatura dos documentos selecionados, clicar em Assinar Documento, indicar a função na qual assinará o documento e informar a senha. Ao final, clique em Confirmar.
O Sistema também permite selecionar todos os documentos listados para assiná-los de uma única vez. Para isso, clique em
Alterar Documento
Caso seja necessário ou tenha interesse em modificar o documento, clique em Alterar Documento. Ao optar por Alterar Documento, a página será exibida na formatação abaixo:
Clique em Alterar Documento, caso deseje salvar uma nova versão para o documento. Clique em Cancelar, caso desista da alteração do documento.
Optando por realizar a alteração do documento, a mensagem de sucesso será disponibilizada no topo da página:
Importante: se o documento tiver outros assinantes e for alterado, será preciso solicitar a assinatura dos demais responsáveis novamente
Cancelar Documento
Para cancelar o documento, os servidores que foram indicados como assinante(s) deverão selecionar a opção Cancelar Documento ANTES que o mesmo seja assinado, já que o documento assinado por TODOS os indicados acarretará na impossibilidade do cancelamento do documento por meio dessa opção de tela.
Cabe salientar que, ainda será possível cancelar o documento, mesmo que todos tenham assinado, mas desde que ainda não tenha sido visualizado pelo destinatário.
Para proceder com o cancelamento do documento, o servidor deverá clicar na opção Cancelar Documento. O Sistema apresentará a tela a seguir, em que deverá ser cadastrada uma Justificativa para o cancelamento do documento.
4.3 PRÉ-REQUISITOS/RECURSOS NECESSÁRIOS/CUIDADOS ESPECIAIS
4.3.1 Ter realizado o cadastro da Identificação Única (http://iu.cefetmg.br).
4.3.2 Estar habilitado no SIPAC para realizar a operação tratada nessa Instrução de Trabalho.
4.4 DESVIOS E AÇÕES NECESSÁRIAS
Não houve conteúdo para esse tópico, na presente versão do documento.
5 HISTÓRICO DE ATUALIZAÇÕES
Data: 24/01/2025
Versão: 4.0
Autor: Ana Raquel Viegas Silva
Arquivo Digital: IT-030_R4_F11_Va1
Analista de Processos: Sérgio Dias Ribeiro
Modificações: Instrução de Trabalho revalidada SEM alterações quanto às operações no SIPAC/Protocolo.
Mais… Data: 21/08/2023 Data: 14/08/2020 Data: 20/10/2017
Versão: 3.0
Autor: Ana Raquel Viegas Silva
Arquivo Digital: IT-030_R3_F11_Va1
Analista de Processos: Sérgio Dias Ribeiro
Modificações: Instrução de Trabalho revalidada SEM alterações quanto às operações no SIPAC/Protocolo.
Atualização da denominação da UG emitente.
Versão: 2.0
Autor: Ana Raquel Viegas Silva
Arquivo Digital: IT-030_R2_F11_Va1
Analista de Processos: Sérgio Dias Ribeiro
Modificações: Revisão das orientações quanto às operações no SIPAC/Protocolo.
Alteração da UG emitente, sendo que o documento passa a ser de responsabilidade do EGP-i
Versão: 1.0
Autor: Carolina C. de Andrade
Arquivo Digital: IT-030_R1_F6_Va3
Analista de Processos: Sérgio Dias Ribeiro
Modificações: Emissão inicial
UG emitente: Escritório de Projetos (EP)
Participantes: Na elaboração: Carolina Camarano de Andrade; Ana Raquel Viegas Silva
Na revisão: Vitor Tavares Gontijo; Sérgio Dias Ribeiro
Na aprovação: Artur de Carvalho Alves
6 DOCUMENTOS ADICIONAIS
Não houve conteúdo para esse tópico, na presente versão do documento.
7 PERGUNTAS FREQUENTES
Não houve conteúdo para esse tópico, na presente versão do documento.